Sorocaba inicia tratamento de radiocirurgia em pacientes com metástases cerebrais
A cidade de Sorocaba já está realizando os primeiros procedimentos de radiocirurgia. Quem explica é o médico radio-oncologista, Milton Perico, da Nucleon Radioterapia e Física Médica. “Os tumores tratados nesses pacientes iniciais foram metástases cerebrais, com ‘campos’ extremamente reduzidos, graças ao sistema de fixação e planejamento, associado a realização de cone beam (tomografia). Com isso, evitamos a irradiação do cérebro total do paciente, evitando uma série de consequências indesejáveis”.
A radiocirurgia estereotáxica (SRS) foi concebida associando-se diferentes áreas da neurocirurgia, radio-oncologia e física médica. Com isso, pode-se inativar ou erradicar um tumor ou um alvo específico no cérebro ou coluna vertebral. É administrada entre uma e cinco sessões e proporciona a localização exata da área a ser tratada.
Pioneira em radiocirurgia na região
A Nucleon Radioterapia inicia esse serviço em Sorocaba e região de forma pioneira, oferecendo ao paciente de toda Região Metropolitana de Sorocaba uma radiocirurgia de ponta, o que antes era possível em outros centros, como Campinas e São Paulo.
Isso se deu após a Nucleon adquirir o Acelerador Linear Elekta Synergy, que possui um sistema digital para radioterapia guiada por imagem tridimensional que permite visualizar tumores e tecidos saudáveis circundantes em duas e três dimensões, corrigindo e avaliando os possíveis movimentos do paciente entre as sessões. Este acelerador possibilita tratamentos modulados por intensidade, tornando possível minimizar os efeitos colaterais, reduzindo a radiação para os tecidos saudáveis e administrando doses mais elevadas de radiação para células cancerígenas.
Comments are closed.