• Av: Washington Luiz, 773 - Sorocaba
  • 15 3232-3887

ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES SOBRE RADIOTERAPIA

 

Prezado paciente,

 

O Sr(a). receberá  aplicações de radioterapia e provavelmente terá muitas dúvidas sobre esse tratamento. Vamos procurar orientá-lo nos cuidados necessários durante as aplicações e seus possíveis efeitos. Qualquer dúvida com relação às orientações seguintes poderá ser comunicada à técnica dos aparelhos e esclarecida com o médico assistente.

A radioterapia consiste num tratamento no qual se utilizam radiações semelhantes aos raios X e que procuram destruir células do tumor ou impedir que elas aumentem. As radiações não são visíveis e não são percebidas durante as aplicações.

O resultado costuma ser muito favorável. A doença tende a ficar controlada ou mesmo curada. Quando indicado pode ser associada à quimioterapia, o que depende do tipo de tumor e do objetivo do tratamento.

Efeitos colaterais dependentes da radioterapia podem aparecer e dependem da região a ser tratada. Por isso ocorrerão consultas de revisão com seu (sua) médico(a), para as quais vai ser convocado, que são de rotina ou de acordo com suas queixas.

A radioterapia pode ser feita de forma externa ou com inserção de aplicadores (braquiterapia). Na forma externa a radiação é produzida por um aparelho e é focalizada no local a ser tratado. Geralmente são diárias, exceto aos sábados, domingos e feriados. Solicitamos que não falte às sessões, para maior sucesso do tratamento.

O tratamento se inicia pela consulta médica.  Um médico especialista fará uma consulta e um exame clinico. Se necessário solicitará outros exames laboratoriais e de imagem (Raios-X, tomografia, por exemplo). Quando estes exames forem analisados pelo médico(a) será definido o tipo de tratamento e sua provável duração. O planejamento do tratamento é também definido pelo físico(a), que faz os cálculos para determinar como a dose de radiação receitada pelo médico pode ser aplicada. Caso a área a ser tratada seja marcada com tinta, essas marcas não devem ser removidas enquanto não houver autorização. Em alguns casos se confecciona um molde (uma máscara, por exemplo), para marcar a área a ser tratada e  mantê-la na mesma posição durante a aplicação. Este molde será seu exclusivo e será utilizado ao longo do tratamento.

Um cartão com sua identificação será fornecido, determinando o aparelho a ser usado, o nome do médico, os dias e horários de tratamento. Nesses dias um técnico de radioterapia o estará aguardando, o colocará na sala do aparelho para tratamento. Nesta sala permanecerá sozinho, posicionado sobre a mesa de tratamento por poucos minutos. O técnico estará observando por um monitor de TV e escutará caso se queixe.

Revisões com o médico serão agendadas para avaliar os efeitos do tratamento, quando se procura combater os efeitos colaterais que possam surgir.

As funcionárias poderão orientar quanto aos seus direitos previdenciários (auxílio doença, aposentadoria, benefício assistencial, tratamento fora de domicílio, etc.)

Os efeitos colaterais se encontram descritos em outro documento que será fornecido de acordo com a região do corpo a ser tratada. Alguns efeitos adversos podem ocorrer e independem da área do tumor. Estes efeitos costumam ser de pequena intensidade e tendem a desaparecer em cerca de duas semanas. Comunique ao médico presente ou à técnica de radioterapia o que está sentindo, para que eles possam ajudar. Estes profissionais estarão sempre disponíveis para atendê-lo (a).

 

Quais os cuidados a serem tomados?

  • Se você não puder comparecer à sessão do dia, comunique-se avisando.
  • Procure evitar ferimentos. Se houver inchaço nas mãos, não use anéis ou aliança.
  • Não faça depilação com lâmina, navalha ou cera depilatória. Se necessário, use barbeador elétrico.
  • Evite consumir carnes vermelhas, comida gordurosa e muito condimentada, bebidas ácidas e alcoólicas.
  • Não exponha a área irradiada ao sol. Use protetor solar fator 30.
  • Não tome banho de mar ou piscina.
  • Se sua pele estiver ressecada, use um creme hidratante que poderá ser indicado pelo seu médico.
  • Ingira muito líquido (cerca de 2 litros ou mais por dia).
  • Alimente-se adequadamente para evitar complicações e/ou agravamento dos efeitos indesejáveis. Em alguns casos será orientada dieta específica.
  • Mantenha a boca e os dentes sempre limpos, utilize escova de dente com cerdas macias, para tumores de cabeça e pescoço.
Fale com a NUCLEON RADIOTERAPIA
Enviar Mensagem, agora!