A Nucleon conta atualmente com o que existe de mais moderno no tratamento da radioterapia no Brasil. Possui o Acelerador Elekta Synergy - com total precisão e inovação quando se trata de avanço em radioterapia.
IMRT – Radioterapia de intensidade modulada
Modalidade de radioterapia conformacional com alta precisão que permite administrar dose maior no tumor, com menor efeito colateral, reduzindo o impacto nas áreas saudáveis adjacentes.
VMAT – Volumetric Arc Therapy (Arcoterapia de volume)
Com VMAT pode-se “esculpir” a dose de radiação e distribuí-lá com uma rotação do equipamento de 360 graus, girando-o em torno do paciente várias vezes e tratando o tumor em diferentes ângulos.
Vantagens: fornece alta precisão de dose e encurta o período de tratamento.
IGRT – Radioterapia guiada por imagem
Localiza de forma mais precisa a área a ser tratada no momento do tratamento, visando uma maior precisão com o que havia sido planejado. Procura garantir com precisão que o tumor está incluído no campo de irradiação durante todos os dias de tratamento. Isso é importante, pois permite correções diárias caso haja mudanças de posições devido a movimentos respiratórios, enchimento ou esvaziamento de órgãos e até mesmo alteração do volume tumoral.
Életrons
Com baixo poder de penetração, os tratamentos com feixe de elétrons são indicados para lesões superficiais, de pele ou tumores localizados a poucos centímetros de profundidade.
Fusão de imagens
O tratamento ideal exige a determinação correta da doença e dos órgãos adjacentes. Uma das técnicas mais eficazes e modernas é a fusão de imagens. A Nucleon dispõe dessa tecnologia e há anos trabalha com fusão de imagens para tumores no Sistema Nervoso Central ( com RNM) e próstata (com PET CT com PMSA), linfomas e tumores de pulmão (com PET CT).
Radiocirurgia
A radiocirurgia estereotáxica (SRS) foi concebida associando-se diferentes áreas de neurocirurgia, radio-oncologia e física médica. Pode inativar ou erradicar um tumor ou um alvo específico no cérebro ou coluna vertebral. É administrada entre uma e cinco sessões. Proporciona a localização exata da área a ser tratada. Com isso, a convergência de múltiplos feixes de radiação ionizante em um ponto seguramente definido permite o efeito máximo sobre a lesão e um efeito minimizado no tecido circundante.
Betaterapia
Tratamento realizado com fonte radioativa, de estrôncio, que emite radiação superficial na pele onde estão as células responsáveis pela cicatrização; modulam a cicatrização com resultados adequados em 97 % dos casos, obtendo, portanto, uma cicatriz esteticamente e funcionalmente normal. É recomendada em cicatrizes cirúrgicas ou suturas, de pacientes propensos a desenvolverem queloides.